UAARE no Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia

No ano letivo 2019/20, o Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia (AECM) passou a ser uma das 19 escolas UAARE. Iniciou com 25 alunos-atletas distribuídos por todos os anos de escolaridade (do 5º ao 12º ano), envolvendo 12 modalidades desportivas.  

Na UAARE do AECM, a professora acompanhante analisa a situação escolar e desportiva de cada aluno-atleta UAARE e, em colaboração com a direção do agrupamento, decide sobre as adequações a implementar, por exemplo no seu horário escolar, indo de encontro às especificidades de cada caso e visando sempre criar as melhores condições para que o(a) aluno(a)-atleta possa desenvolver com sucesso a dupla carreira, desportiva e escolar. No primeiro ano de atividade e com um 3.º período em confinamento e com ensino a distância obtivemos um desempenho escolar de 99,30 %. 


Equipa de escola UAARE

Equipa de Escola UAARE
Equipa de Escola UAARE

A equipa pedagógica UAARE, criada para desenvolver planos pedagógicos individuais, em articulação com os conselhos de turma, adaptados às necessidades dos alunos como por exemplo, as ausências escolares ou a sobrecarga de treinos, proporcionando-lhes um ensino e apoio à distância bem como apoio psicológico, é constituída pela professora acompanhante, por um psicólogo e 4 docentes de diferentes áreas disciplinares, nomeadamente, aquelas onde os alunos revelam maiores dificuldades de aprendizagem.

PROFESSORES COLABORADORES DA SALA SEAM
PROFESSORES COLABORADORES DA SALA SEAM

Acresce a este número de docentes mais alguns que foram disponibilizados pelo AECM para assegurar o acompanhamento pedagógico presencial e personalizado a todos os alunos que dele necessitem. A composição desta equipa vai sendo ajustada às necessidades educativas dos alunos atletas UAARE. 

Neste ano letivo esta equipa conta com a colaboração de um docente, colocado neste agrupamento, pertencente à equipa pedagógica de desenvolvimento de ambientes de aprendizagem (EPDAA) do programa UAARE.

O perfil dos docentes que integram esta equipa SEAM, bem como dos colaboradores disponibilizados pelo AECM, carateriza-se pela :

. Qualidade científica e pedagógica;

  • Experiência ao nível organizativo e de articulação com diferentes estruturas e intervenientes;
  • Experiência de participação em projetos de inovação;

. Experiência de interação com alunos-atletas, mobilizando o trabalho colaborativo interpares.


ALUNOS UAARE 2020-2021