Ser Aluno-Atleta

Na minha opinião para se ser um/a grande atleta e um/a grande aluno/a, simultaneamente, é preciso ser- se muito organizado, aproveitando ao máximo todo o tempo disponível, é abdicar de muitas coisas, é saber definir as suas prioridades e objetivos, é necessário ter garra, foco e muita vontade de trabalhar, ser- se determinado, é fundamental ter uma família que dê todo o seu apoio e finalmente é preciso ter uma grande paixão pelo que se faz.

Ema Picoto

9.º Ano

Para mim ser um aluno-atleta é ter a capacidade de conseguir conciliar estas duas "vidas" no meu dia a dia.

Ser atleta e estudante é uma tarefa difícil, mas esta tarefa é o que me dá vontade para acordar todos os dias e fazer o que faço melhor.

Diogo Almeida

8.º Ano

Ser um aluno-atleta não é só fazer exercício-físico, não é só estudar e nos tempos livres fazer desporto, é muito mais do que isso! Para tal, é necessário ter organização (saber gerir o tempo), compromisso com o desporto e, claro, ter gosto no que fazemos. Porém, não é assim tão fácil conciliar tudo, pois muitas vezes sentimo-nos pressionados ou sentimos que não vamos ter tempo para fazer tudo o que queremos ou sentimo-nos cansados (fisicamente e psicologicamente), mas se quisermos e nos esforçarmos, nós conseguimos. Mas, apesar de tudo o que eu disse, é muito gratificante, quando, numa competição percebes que deste o teu melhor, e que foi por causa do teu esforço e/ou da tua equipa que conseguiste ganhar! E é aí que percebes que todo o esforço envolvido valeu a pena!

Ana Rita Martins

10.º Ano

Sou apenas uma aluna normal, só com algumas mais responsabilidades a acumular!

Matilde Oliveira

9.º Ano

Ser um aluno-atleta não é tarefa fácil. Mas quem não gosta de desafios? Do meu ponto de vista, um aluno-atleta que tem objetivos a nível académico e desportivo tem de ser alguém extremamente disciplinado, focado e organizado. A questão da gestão do tempo para mim é, de facto, a mais importante. Ou seja, a capacidade de estabelecer um plano, mental ou escrito, que permite realizar as tarefas escolares diariamente, não afetando o período do treino, é fundamental para se ser um aluno-atleta bem-sucedido. Além disso, no meu caso, o aproveitamento dos fins-de-semana para estudar e terminar trabalhos da escola torna-se frequente.

Relativamente às aulas, tento estar sempre atento para captar o máximo de informação possível e, desta forma, o tempo de estudo em casa torna-se menor.

Existem alguns pontos negativos de se ser um aluno-atleta, no entanto, para mim são insignificantes, pois os pontos positivos sobrepõem-se de tal forma aos negativos que até os esqueço. Por vezes, há períodos (altura de testes e competições) em que o tempo para a família e amigos é insuficiente, tendo que abdicar de certas coisas. Outro ponto negativo poderá ser o pouco tempo de descanso, que é fundamental para um aluno-atleta, contudo, nem sempre é possível atingir as oito horas de sono.

Assim, um aluno-atleta necessita de uma enorme motivação interior para conseguir concretizar os seus objetivos mas, apesar de tudo, o desporto é a nossa paixão e, portanto, como um provérbio conhecido diz: "quem corre por gosto não cansa". 

Hugo Barros Viegas

Ginástica Artística 

12.º Ano

Para mim conciliar os estudos com os treinos é uma coisa muito complicada, porque tenho pouco tempo e tenho que aproveitar esse tempo para estudar.

Inês Freitas

Ginástica de Trampolins

 5.º Ano

Conciliar o desporto de alta competição com a carreira académica não é nada fácil! ! ! É necessário ter uma grande organização ao nível dos horários, principalmente, pois temos de ter tempo para treinar, estudar, e para descansar. Pois sem essa divisão não vamos conseguir ter um bom aproveitamento em ambos

Ana Rita Teixeira

Ginástica Acrobática

12.º Ano

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora